FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Empresário falou sobre os resultados do setor e perspectivas para 2018

Fernando Pimentel, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), participou do Jantar de Negócios do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (SINFIATEC). O evento foi realizado na noite de segunda-feira, 27 de novembro, no Restaurante Concórdia, em Rio do Sul, com a presença das diretoras do SESI, Irene Colaço Westphal, e do SENAI, Graziela da Silva Branco, representando a FIESC Alto Vale. Também estiveram presentes empresários e colaboradores do setor, membros de sindicatos patronais e de instituições de ensino e representantes de entidades parceiras. 
O palestrante iniciou sua apresentação mostrando o perfil do setor têxtil no Brasil e no mundo, ressaltando a importância da união empresarial por meio dos sindicatos. Depois explicou os resultados da economia brasileira, que neste ano deverá fechar com crescimento. A balança comercial, o câmbio, as importações e exportações também foram mencionadas por Pimentel.

Ele descreveu ainda as dimensões do varejo de vestuário. Fez também análises sobre os cenários atuais e mostrou como está o consumo de moda em cada região brasileira. Para complementar, ressaltou a importância do comércio eletrônico e alertou que o Brasil ainda está fora da Cadeia Global de Valor. “Apesar de a nossa economia ter melhorado até o mês de setembro, tivemos uma estagnação nos meses de outubro e novembro. Felizmente o consumo mundial vem crescendo e isso poderá nos favorecer”, comentou o palestrante, que citou ainda dados sobre a produção têxtil em outros países, sobre o consumo de fibras e as novas tecnologias. Os projetos para impulsionar o mercado têxtil, as tendências e a atuação da ABIT foram os assuntos que encerraram a apresentação.

O público também ouviu o gerente de PA do SICOOB Alto Vale, Álvaro Morelo, que falou sobre o cooperativismo financeiro, a parceria com o SINFIATEC e os serviços oferecidos pela instituição.

E para encerrar o encontro, o presidente do SINFIATEC, Pedro Leal da Silva Neto, comentou sobre as principais atividades realizadas pelo sindicato neste ano e os projetos para 2018.

-- 
Atenciosamente,
Debora Claudio - Jornalista

 

 

 

 

 

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870