Durante uma semana intensa, empresários trocaram experiências e conferiram novidades e tendências do setor de moda no mundo
Empresários e estilistas do Alto Vale participaram de uma missão empresarial em Amsterdam promovida pelo Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (SINFIATEC). A viagem teve como objetivo prospectar oportunidades de negócios e parcerias, realizar pesquisas de moda, monitorar tendências e fortalecer a rede de relacionamento internacional.
Amsterdam na Holanda, é conhecida como a capital europeia do denim e a indústria de calças jeans está desempenhando um papel cada vez mais importante na cidade. Durante a última década, quase todas as grandes e pequenas marcas de jeans se estabeleceram em Amsterdã. Grandes marcas como Tommy Hilfiger, G-Star, Scotch & Soda, Denham, Kings of Indigo e Kuyich tem sua sede europeia na cidade.
Durante uma semana, estiveram imersos em um mundo novo, cheio de tecnologias e tendências. Ao todo, 21 pessoas participaram da missão e tiveram oportunidade de conhecer a única escola de jeans do mundo, a Jeans Schooll. Lá, os alunos foram recebidos pela coordenadora sra. Mira Copini, na escola eles aprendem todas as fases do processo de criação e comercialização do produto final, da tecelagem e tingimento até como produzir um desfile. Com duração de três anos, o curso (em inglês e holandês) é período integral e ministrado pela House of Denim em parceria com a escola técnica holandesa ROC van Amsterdam.
O programa também está disponível para estudantes internacionais em formato super intensivo, onde os três anos do tradicional serão resumidos em nove meses e divididos em três módulos.
Na Feira Kingpins Show, um dos maiores eventos voltados para a cadeia de fornecedores do universo do jeans, os empresários e estilistas puderam conferir as novidades e tendências para o próximo ano. Além disso, conheceram a Denim City que foi iniciada pela fundação House of Denim, uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar a indústria do denim para o futuro: mais sustentável, inovadora e colaborativa.
O objetivo do projeto é ser um campus de inovação para o futuro do denim, investindo em métodos de produção mais limpos e que usam menos água. Na oficina e laboratório da Denim City, os desenvolvedores de denim em colaboração com as grandes e pequenas marcas, podem testar novas lavagens, e para isso foram desenvolvidas máquinas industriais mais eficientes e econômicas para auxiliar no processo. Esse é o verdadeiro quartel general dos amantes do denim que buscam criar novas tecnologias sustentáveis para sua fabricação.
Os empresários e estilistas tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da Amsterdam InBusiness, uma agência oficial de investimentos estrangeiros da Região Metropolitana de Amsterdam, com o Sr. James veenhoff especialista no mercado do denim/jeans na Holanda, e o diretor da Amsterdam in Business Sr. Mustafa Tanriverdi. Foi uma semana intensa de conhecimentos, troca de experiências e muitas novidades.
A delegação foi recebida pela embaixadora Sra. Regina Maria Cordeiro Dunlop, embaixada do Brasil na Holanda que fica na cidade de Haia que recepcionou o grupo com extrema gentileza, e numa breve conversa explicou o trabalho que é desenvolvido pela embaixada na Holanda, e se colocou a disposição para auxilia los na visita a cidade. Aproveitaram para fazer pesquisa na cidade, onde existem muitas opções de lojas, desde o exclusivo “ Haute couture” até grandes marcas populares e lojas de design de moda. E tiveram o acompanhamento dos Sr. Ivens Signorini – Sênior Trade Attachê e Claudio Roberto Herzfeld de Castro – Chancery Officer da embaixada.