FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

Cerca de 70 profissionais e empresários do setor têxtil participaram do workshop “Processo Criativo para o Desenvolvimento de Produto – Inverno 2019”.

A criatividade é algo inerente ao ser humano e não é restrita ao mundo da moda, conforme explicou Rosenei Zanchett, consultora de Design, do Instituto SENAI de Têxtil, Vestuário e Design, de Blumenau, que ministrou o workshop, na noite de terça-feira, 26 de junho. “Ser criativo envolve conhecer processo, produto, pessoas, entidades ou situações. Não basta ter ótimas ideias, é preciso saber executar para transformá-las em soluções, e para isso deve-se entender todo o processo produtivo”, ressaltou Rosenei. Ela acrescentou que a curiosidade, o gosto pela pesquisa, a busca por informações e o treino constante são imprescindíveis nas atividades criativas. “Mente vazia não cria, copia”, brincou.

Nessa linha de raciocínio, disse a consultora, a observação entra como uma das ferramentas para identificar novos comportamentos dos consumidores. “Estamos numa era do Personal Branding, de um mercado centrado em pessoas e lifestyles. O estilo de vida é uma expressão. As pessoas estão fazendo escolhas diferentes, deixando de comprar roupas novas. E com isso crescem outras formas de comprar como os brechós e a internet”. Por isso, continuou ela, é muito importante ter empatia pelos consumidores, descobrir suas reais necessidades antes de desenvolver um produto. Já não basta mais acompanhar as tendências do mercado, há que se antecipar a elas, mudando as táticas. E a resposta aos anseios do público pode ser mais rápida com o uso de tecnologia avançada.

Rosenei também apresentou cases de empresas e suas estratégias para inovar constantemente. Outros temas do workshop foram o fast fashion (produção em grande escala) e o slow fashion (movimento sustentável e alternativa à produção em massa). No final, os participantes mencionaram mais assuntos como o foco no cliente, os nichos de mercado que podem ser explorados, a rapidez das mudanças nas informações, entre outros.

O presidente do SINFIATEC, Pedro Leal da Silva Neto, prestigiou o encontro e afirmou que “uma coleção bem feita representa 70% do sucesso da empresa. Os produtos da nossa região são de alta qualidade, mas precisamos melhorar sempre, participando de capacitações e eventos como o desta noite”.

Na oportunidade também foi divulgado o curso superior em Design de Moda, que será oferecido numa parceria entre o SENAI, Unidavi e Sinfiatec.  Informações pelos telefones (47) 3531-2400 ou (47) 331-6000.

 

 

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870